quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Gincana Estudantil 2008: motivos e motivações

Existem pessoas que ainda acham que o educar da escola refere-se à transmissão de conhecimentos prontos de um professor ou professora ao estudante, de modo que este possa, ao fim do ciclo estudantil médio, estar apto a ser aprovado no vestibular. Não é verdade. Na escola, educa-se para a vida. Os conteúdos – ao que se pretende – são mecanismos de estímulos e exercício das capacidades que o aluno(a) adquire ao longo de sua vida, em todos os aspectos (familiar, social, escolar etc).

Atividades que não se restringem a conteúdos específicos do plano anual podem sim cumprir satisfatoriamente a função pedagógica a que se propõem, tanto no ambiente da sala de aula quanto fora dela. A gincana é uma delas. E a Gincana Estudantil 2008 do CEMLMO em parceria com o IEPEMS mostrou na prática como isso acontece.

O evento ocorreu entre os dias 11 e 13 de agosto de 2008, com jogos esportivos, provas de busca e criação, jogos de raciocínio, dublagens e caracterizações, dentre outras atividades. Aproveitou-se o ensejo para promover o desfile Garoto e Garota Estudantil 2008. E a gincana culminou no sábado com um suntuoso baile à fantasia. A finalidade precípua de toda essa movimentação foi angariar fundos para ajudar a um aluno em uma cirurgia delicada a que precisará se submeter.

Nesse formato, podem-se enumerar alguns objetivos no âmbito pedagógico que foram alcançados ao final do memorável acontecido:

· O incentivo à prática das várias modalidades esportivas, bem como o estímulo às atividades físicas e a elucidação sobre suas benesses na saúde das pessoas;

· A integração e engajamento de alunos e alunas de diferentes anos e turmas, trabalhando em equipe em prol de um mesmo objetivo;

· A exploração das capacidades de abstração e raciocínio lógico em atividades interdisciplinares;

· A compreensão do espírito competitivo, de modo a entender que vencer é uma conseqüência e perder uma possibilidade;

· E, um dos mais importantes, conscientizar para a importância da solidariedade, do prazer em ajudar a um amigo necessitado – objetivo que foi alcançado com impressionante êxito, ressaltando uma qualidade do povo caatibense que, ainda bem, vem sendo passada com sucesso para as novas gerações.


Sem invadir o terreno que é reservado à família e a outras instituições educadoras por excelência, mas sim trabalhando em conjunto com elas é que a educação escolar conseguirá atingir sua meta, que está para além da sala de aula. E logrando êxito em sua tarefa, automaticamente a escola estará formando o aluno(a) não para reproduzir, mas para construir conhecimentos. Não estará educando apenas para o vestibular. Estará educando para a vida.

59 comentários:

Rafael Melo disse...

E você: o que pensa sobre a gincana?
Deixe aqui sua mensagem!!!

Anônimo disse...

Coments

Anônimo disse...

Foi bem educativo fazer esta gincana para os estudantes que participaram dela. Na minha opinioã todos devem ter gostado das festividades escolares que os professores elaboraram e foi muito bom.

Anônimo disse...

serve para desenvolver os alunos e uma função da escola.serve para aguda uma familia social.aguda desenvolvimento para as crianças de10 anos que já esta estudando no centro de educação municipal luiz Miranda de oliveira.

Anônimo disse...

UM Comentário . Nós achamos que foi bom a gincana,só não foi melhor por que muitas gentes não participou das provas.
Tirando isso foi ótimo.

Anônimo disse...

Eu achei muito boa, porque todos que
quiseram participar,participaram,achei um pouco ruim,porque anularam a brincadeira melhor.
Eu achei maravilhosa,porque a gincana
estudantil nos mostra que ainda podemos ser guerreiros e só lutar e conseguirmos a vitória.

Anônimo disse...

eu acho que a agicana e muito inportante para o desenvolvimento dos alunos,para que aprendemos coisas novos que ainda não apredemos.

Anônimo disse...

Eu achei ruim o grupo de azul foi desclassificado por que tinha poucas pessoas bom eu achei por que não tinha nota mas ninguém pensou que era por uma boa causa

Anônimo disse...

a gincana pode nos ajudar a estimular o celebro tanto como estudar ou em praticar esportes.também nos ensina a se entender com o nosso adversário em jogo a se juntar com nossos amigos como a matéria relações humanas.guardar as recordações da gincana foi uma idéia legal porque depois a gente se lembrar do que foi feito,por ser uma gincana muito sofisticada não só porisso foi boa mas pela organização e pela colaboração dos estudantes.

Anônimo disse...

A gincana é importante para a vida dos alunos e que sirva de exemplo para o aprendizado e melhora a arte da gincana.
A gincana foi para aguda um aluno que estava no momento mais necessitado de uma operação rápida que todos nos podemos ajudar e ajudamos com boa fé e a ajuda de todos os alunos.

Anônimo disse...

6a C

Anônimo disse...

eu achei muito legal a gincana porque foi para comemorar o nosso dia o dia do estudante e sem falar do baile que foi ótimo também.

Anônimo disse...

a gincana era um muito divertido era para todos estudante das escolas de Caatiba foi educativo para os alunos.

Anônimo disse...

A gincana serve para o ciclo fundamental do ano letivo.
E apesar de dar um futuro para nos la na frente e nos cada vez mais dar um bom lucro
de aprender varias provas como por exemplo
jogar varias coisas de bom.
A gincana importante por que eu aprender novas coisas que vai serve para o meu futuro ...

Anônimo disse...

A gincana foi um ato muito bom por que os alunos participaram de todas as atividades.O baile foi massa porque tinha muita gente legal.O mais importante disso tudo é que foi pra ajudar um aluno necessitado

Anônimo disse...

Apesar da nossa equipe ter fiado em quarto lugar. foi muito legal,por que nos
divertimos muito e eu espero que seja sempre assim...................

Anônimo disse...

Eu gostei muito da gincana foi muito legal as provas muito interessante... e que isso serve para que as pessoas aprender mais.Gostei também da participação de todos os alunos em geral nessa gincana o em cada equipe
todos ajudando aos outros.

Anônimo disse...

eu gostei muito da gincana estudantil de Caatiba por que as provas foram muito boas por que ensentevou todos os alunos da nossa escola principalmente eu. Eu gostei também
do desfile das garotas.Mas pena que eu não pude participar por que eu estava doente mas eu vi a gincana toda.e eu Elvis participei de todas as provas.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

A gincana foi muito ótima por que nós aprendemos muitas coisas novas e ajudamos uma pessoa que estava presisando de aguda e nós nos divertimos muito.
A gincana para mim foi muito otima por que todos nós podemos ajudar o nosso amigo que
deus tenha em suas mãos.
eu fiquei muito triste por que o nosso grupo titans perderam mais eu fiquei contente por ter ajudado esse grande amigo
eu adorei.

Anônimo disse...

8a B

Anônimo disse...

Eu achei a gincana muito boa porque as pessoas colaborarão, apesar de ser um bom evento para os alunos do CEMLMO também ajudou a um garoto que precisava da nossa ajuda e espero que o colégio tenha vários eventos desse tipo e que esteja sempre ajudando a quem precisa.

Anônimo disse...

A gincana estudantil foi um movimento que mostrou grande parceria da comunidade com a escola além de ser uma gincana benéficente
foi muito legal pois nos alunos nos divertimos muito apesar do cansaço.rs

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

A gincana foi muito bom mais não tinha premiação para a equipe então foi ruim.

Anônimo disse...

quando falamos de gincana muitos acham que é apenas uma diversão. Mas não é bem assim, ela nos ajuda em varias coisas com provas de conhecimento, raciocínio,etc... Ela também nos ajuda a conviver em grupo, com os outros alunos.
Há outra coisa apesar de que minha equipe venceu, amei mas ainda.

Anônimo disse...

Apesar de ter gincana quase todos os anos,essa foi diferente, foi especial porque estava-mos ajudando uma pessoa que mais do que nunca precisou do nosso apoio e solidariedade para que com isso ajudaria-mos no tratamento dele ...
por isso que gostei muito da gincana estudantudantil pois me insentivou a compriender as necessidades das pessoas

Anônimo disse...

Eu achei muito importante por ter uma visão esclarecida de poder ajudar pessoa que precisa e também foi mais um método dos dos alunos aprender a participar das coisas importante da nossa escola, e para as pessoas que também não são estudantes poder participar colaborando e etc.

Anônimo disse...

eu gostei da gincana, a corrida de maratona foi a primeira e nosso grupo foi campeão o jogo não foi melhor porque perdemos a partida mas nós nos divertimos bastante, nem só nós alunos mas todas as pessoas que foram assistir. Eu mim divertir bastante, não fomos campeões , mas o importante é competir só em ver todos se divertindo já fomos vencedores.

Anônimo disse...

Gostei muito de ver este texto gostei mais ainda de está presente nesse eventofoi um evento muito legal nós nos divertimos abessa foi bom ajudar um aluno que tava pressisando foi filé

Anônimo disse...

Eu achei essa gincana muito interessante porque serviu para educar e também para aproximar os alunos, divertiu muita gente, não só alunos mas também as pessoas que paravam para acompanhar a gincana, teve algumas brigas entre os alunos mas nem abalou a nossa gincana estudantil.

Anônimo disse...

7a B

Anônimo disse...

FOI muito boa, teve várias brincadeiras, me divertir muito etc...............
Teve varias apresentações, pra mim foi otimó, quase todos os alunos participaram, se esforçaram para fazer uma coisa melhor, e todo mundo aprendeu muito.

Anônimo disse...

EU ACHEI MUITO BOM POR QUE TRÁS DIVERTIMENTO, MUITA ALEGRIA UMAS PROVAS DIVERTIDAS COMPETITIVAS, E QUE ESTIMULA O ALUNO(A) A COMPETIR E-SE RELACIONAR BEM COM AS OUTRAS PESSOAS.!!!!!

Anônimo disse...

foi muito bom por que todos participaram de todos os eventos, se divertiram muito com bastante agitação, e bom porque é um momento que traz alegria e força para suportar toda a agitação que é neste momento.

Anônimo disse...

Eu achei que gincana proporcionou diversão e ajudou um colega realizar cirurgia importante na vida dele, eu fiquei muito feliz ajudando ele.

Anônimo disse...

porque trás divertimento,conhecimento alegria a pessoa esquece dos problemas e
das preocupações e fica mas tranqüila.

Anônimo disse...

A gincana ela nos ensina a motivar mais o estudo e nos ensina também que entre perda ganhos somos vencedores não somos vencedores só ganhando mas perdendo por que faz parte da nossa vida...
Nós também alcançamos nossos objetivos e metas que foram realizadas e além de tudo teve um desfile e outras coisas que arrecadamos dinheiros que era para ajudar um grande amigo numa cirurgia e é nessas horas que um amigo precisa de uma mão da gente e outra não custa nada a gente ajudar os que precisam quem sabe no futuro nós iremos precisarmos ?

Anônimo disse...

A gincana foi boa por que ouve participações de vários alunos e a gente teve como objetivo a aprendizagem e poder ajudar nosso amigo Abraão e também foi muito bom por que nós teve a participação dos professores e nos divertimos bastante e ficamos felizes por poder ajudar Abraão.

Anônimo disse...

Eu achei um movimento muito importante, porque envolveu pessoas de todas as idade,
e foi por uma boa causa,porém a nossa cidade precisa de mais movimento para incentivar a população que somos amigos na hora de ajudar um amigo.

Anônimo disse...

8a A

Anônimo disse...

A gincana estudantil foi boa por causa da competição entre todos os alunos do C.E.M.L.M.O. , no meu ponto de vista foi muitas provas, pena que não era todo mundo que conseguiria chegar em primeiro e não era todos os alunos que participaram das provas.
Algumas pessoas ficaram abatidos por causa que deram esforço e não conseguiram o primeiro lugar.Pena também que teve alunos que não levaram isso a sério e teve coisas muitas erradas como brigas e bate-boca.Teve alunos que ganharam suspensões.

Anônimo disse...

GINCANA

A gincana para mim foi um movimento de alunos que serviu para estimular mas os esportes e o aprendizado dos alunos.Além disso serviu principalmente como uma forma de reunir os aluno e mostrar para eles mesmos o que eles são capazes de fazer.

Eu tenho certeza que muitos alunos tiveram vontade de poder fazer mas pelo nosso amigo Abraão mas como nós não temos muitas condições essa reunião chamada Gincana fez com que nossos corações batessem mas fortes pela vontade de ajudar alguém.

Anônimo disse...

A Gincana foi muito bom para o aprendizado dos alunos dentre outras.
A gincana teve várias categorias de esportes como,futebol caça ao tesouro,etc.

Anônimo disse...

Eu achei boa mas foi muito desorganizada, no meu ponto de vista a gincana foi importante por estar ajudando arrecadar dinheiro para nosso colega fazer uns tratamentos para a saúde dele.
Mas foi muito legal para varias pessoas teve esportes radicais.
Teve o baile a fantasia que muitas pessoas fantasiou para ganhar um premio e isso eu achei muito legal.

Anônimo disse...

A gincana foi um movimento que mexeu com a maioria das pessoas de Caatiba por ter varias atividades tanto esportivas como educacionais por exemplo futisal, voleibol
entre outras.Além de ajuda um colega chamado Abraão com contribuições feita pela comunidade para ele poder fazer uma cirurgia muito delicada e no mais foi bom graças a deus.

Anônimo disse...

A GINCANA FOI UM EVENTO QUE MEXEU COM TODOS PRINCIPALMENTE COM OS ALUNOS. NOS FEZ ADQUIRIR MAIS CONHECIMENTO E TAMBÉM FOI UM ATO DE SOLIDARIEDADE COM O NOSSO COLEGA ABRAÃO POIS ELE TERIA QUE SUBMETER A UMA CIRURGIA MUITO DELICADA .EM FIM FOI MUITO DIVERTIDO ,APRENDEMOS MUITAS COISAS NOVAS COMO POR EXEMPLO: A COMPETIR SEM FAZER NENHUM TIPO DE DRAMA.

Anônimo disse...

A gincana foi importante porque além de os alunos mostrarem suas capacidades, a gente
pode contribuir com a doação para uma cirurgia bastante complicada do nosso colega.E também tivemos a oportunidade de participarmos de um baile a fantasia coisa
que nunca havia acontecido nessa escola.

Anônimo disse...

Nós gostamos muito desse evento,pois nos grupos passamos a conviver com pessoas novas onde fizemos vários amigos.
Ela também serviu para ajudar o aluno Abraão,onde a família não tinha recursos financeiros para pagar seus remédios e sua cirurgia e esse evento foi como uma forma de ajuda!!!

Anônimo disse...

Continuação 6a B

Anônimo disse...

foi bom por que a gincana serviu para desenvolver os alunos e aguda um amigo que precisava de uma aguda para se fazer um tratamento físico. e também serve para aguda uma familia social.nos achamos que foi bom,por que todos se divertiram.e também agente aprendemos muitas coisas novas. bjjjjjjjjjjj

Anônimo disse...

A GINCANA FOI MUITO IMPORTANTE POR QUE FOI
PARA AJUDAR UM COLEGA DE ESCOLA QUE ESTUDOU AQUI , NO COLÉGIO LUÍS MÍRANDA DE OLIVEIRA.
A GINCANA AJUDOU BASTANTE CRIANÇAS
NA EDUCAÇÃO E TAMBÉM NO DESENVOLVIMENTO NA ESCOLA, HOJE EXISTE BASTANTE PESSOAS QUE PENSAM QUE ESSA GINCANA NÃO VENHA SER NADA , MAS ELA TEM MUITAS COISAS BOAS PARA NOS OFERECER COM RELAÇÃO A EDUCAÇÃO.

Anônimo disse...

A GINCANA FOI MUITO IMPORTANTE,QUE A GENTE APRENDEU MUITO E TIVEMOS MUITO DESENVOLVIMENTO ,O JOGOS FEMININOS FOI MUITO CRIATIVO .

Anônimo disse...

Eu achei a gincana muito boa porque eu participei de todas as provas.E essa gincana ela foi muita educativo para todos os alunos e serviu para ajudar um aluno beneficente.Então por isso que a gincana foi super boa principalmente o baile a fantasia que eu vim de bailarina e eu estava muito bonita porque os outros falaram né e eu não tenho culpa se os outros falou.Então desculpa se nós ficamos em 1°lugar peda desculpa?

Anônimo disse...

essa foi massa
esta gincana eu gostei muito mas não participei mas os meus colegas mem disse que estava muito lindo muita cheia de alunos.
esta gincana foi para ajuda este mano deficiente vai na fé .
esta gincana fio tão alegre que eu não imaginava que ia ser tão linda esta festa .
tantas estrelas no mundo tantos amigos no mundo jesus em 1°lugar .

Anônimo disse...

Esta gincana foi muito importante porque foi beneficente ao um aluno necessitado

Nós gostariamos que todos aqueles que precisam de ajuda que possam ser ajudados.

Anônimo disse...

eu achei que foi muito bom, por que ele nos ensinou ater mas forca de vontade para a fazer muitas coisas legais,foi muito importante para nos todos,a escola fez um trabalho muito excelente por que eles teve capacidade de fazer uma coisa para ajudar uma pessoa que nessecita.

Anônimo disse...

A gincana foi importante porque foi beneficente a ajudar uma pessoa que precisava de ajuda. Eu gostei , porque os alunos interessaram, e participaram com vontade e com alegria. Estes movimentos beneficente deveria acontecer mais vezes .E muito importante poder ajudar as pessoas.

Anônimo disse...

É muito bom um modo de se divertir aprendendo e conhecendo coisas novas...

By:Aléxia ~*~